expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 12 de outubro de 2010

FELICIDADE E CONFIANÇA.

Traços de confiança

     Nossa mente é o centro de tudo e de todos os nossos problemas também.
Precisa trabalhar com ela pra mudá-la de outra forma. Algumas pessoas conseguem fazer isso sozinha, outras precisam de ajuda profissional, psicólogos, terapeutas ou simples grupos de apoio já ajudam muito.
O importante é você saber em que situação você está, se vai conseguir melhorar por si mesma ou com ajuda, o importante primeiramente admitir o problema.
       Se for tentar sozinha, procure se livrar dos pensamentos que te fazem desconfiar, e rejeite cada pensamento de desconfiança que surgir quando pensar nessa ou naquela pessoa.
      Pra mudar, você precisa primeiro QUERER mudar. Assuma essa postura todo dia assim que acordar.
       Quando a confiança em alguém acaba, parece que algo em nós morreu ou simplesmente desapareceu, ficamos arrasados, a auto-estima cai e parece que nada está no lugar ou se encaixa no que acreditamos.
Ficamos revoltados, cheios de ódio, dor, inteiramente magoados, crendo que jamais voltaremos a confiar em alguém e acabamos até por muitas vezes culpamos umas situações causadas por nós mesmos apenas para não admitir nossas falhas ou medos.
      O preço desta decepção será pago por toda a vida.
Acontece na maioria das vezes pelo estado resultante de um excesso de situações traumáticas, outras vezes é exagero nosso mesmo.

Sempre a uma duvida:

Confiar ou desconfiar?

      Confiar ou desconfiar não é um estado induzido por nossa vontade nem por maquinação nossa, mas sim pelas circunstâncias doloridas e ruins que nos atingiram no recorrer de nossa vida: problemas com a família, namorados, amigos...
Se formos machucados as marcas ficam, são difíceis de sumir, muitos não querem mais vivenciar esse sentimento novamente, e acreditam que: “Não confiando, não serão feridos”.
     Existem muitos vivendo assim. Não confiam muitas vezes se isolam, ficando paranóicos e o que é pior, não crescem, ficamos estagnados.
E mesmo que essa situação seja pior do que antes, não enxergamos isso e cada vez mais nos distanciamos de quem nos ama e sempre essas pessoas esta ali mesmo com você estando fazendo besteira, cometendo erros. Alguns enchem a cara esperando um "não amanhã" e entristecendo essa pessoa e o pior que muitas vezes a pessoa se afasta e ainda achamos que a culpa é da pessoa e não nossa, como se falássemos, "viu, se gostasse mesmo de mim não teria ido embora e depois diz que gosta”. “ou não teria me deixado, ou teria dado uma chance” ou "assim que diz que me ama, já esta com outra" e outras desculpas para passar a responsabilidade à outra pessoa.

      Se nossas primeiras experiências forem boas o suficiente ou se vivemos dignamente sem arrependimento, aos poucos vamos entendendo que aquela experiência foi ocasional e tornaremos a confiar. Isso ocorre porque desconfiar não é um estado normal!  Pelo contrario, é desgastante, insuportável, terrível. Viver desconfiado é como caminhar sobre areia movediça sem saber se vamos ou não afundar. Cheios de apreensões, medo, ficamos em pânico. 
Não confiar cria um grande desgaste de energia mental porque sempre estamos a espera de sermos enganados, traídos, descartado, feridos a qualquer momento por qualquer um. Esta mesma energia mental é desviada de outros lugares e ações e fará uma imensa falta em nosso viver diário.
      Uma pessoa neste estado está sempre tão assustada com o mundo à sua volta, e a todos, que não consegue perceber mais nada a não ser seu medo de ser ferido. As qualidades daqueles à sua volta são inexistentes porque elas estão absorvidas pelo medo que não conseguem “ver os outros”.
      Temos que entender que as  pessoas podem ser boas em muitas coisas, mas jamais o serão em tudo, por isso precisamos dos outros e compreender isso permite evitar maiores complicações com a decepção de nossa confiança e a dor decorrente. Precisamos observar as pessoas. Procurar as que têm interesses comuns e que investem em você para construir um relacionamento durável e agradável, seja ele de amor ou amizade, mas sabendo diferenciar o que é bom porque nos cai bem ou o que é bom porque nos faz crescer, pois quem não confia, acredita só no que é valido nas suas bases emocional ou próprias vontade, isso se chama egoísmo e no mínimo você não esta pensando nessa pessoa então VOCÊ não vai permitir que ela cresça e por conseqüência ocorrerão mentiras ou meias verdades e seguido de sofrimento e dor, mais isso deixa pra outro POST.







Confiança incondicional!


      
      Se você acreditar nisso vai continuar a sofrer. Para confiar, é preciso investir tempo no conhecimento dos outros e respeitar as opinião dos outros. 
      É preciso pensar em nosso jeito de ver o mundo e o jeito das pessoas que nos cercam também (como você quer confiar sem passar confiança), olhando não como se fossem inimigos em potencial, mas seres com sofrimentos e dores iguais ou maiores que as nossas.
      As traições acontecem porque permitimos. Mas os que assim procedem e fazem isso, pagarão o preço de suas estratégias ridículas e imaturas. 
      Não perdemos por confiar principalmente se soubermos perceber onde foi que nos colocamos contra nós mesmos pois o que mais as pessoas confundem é que quando somos nos mesmos nós nunca agradamos a todos a não ser quando estamos do mesmo lado, mas basta passar a descordar que até sua mãe vai dizer: “eu não te conheço mais”. Engraçado você passa anos do lado de alguém e por uma situação ou independente da quantidade (porque você esta ali por que quer) você passa a não conhecer mais alguém? E não adianta passa usar desculpas.
       A confiança é o que nos possibilita viver melhor com os outros e com a gente mesmo.
Confiar é relaxar e absorver a tranqüilidade de estar diante de alguém que te passa respeito, proteção, carinho, compreensão. 
      A confiança permite a entrega, enquanto a desconfiança nos coloca em guarda, prontos para a luta.

Confiança em nós mesmos ajuda a solucionar conflitos, obstáculos e seguir em frente. Precisamos entender que a única arma para fazer a vida valer à pena, é parar com o medo desgastante e confiar. Confiar escrupulosamente não, mas, confiar, mesmo que seja para quebrar a cara. Sem a confiança, tudo o mais é inútil, e pior, poderíamos te conseguido algo realmente bom e eterno, um emprego um amor de verdade.
Tente! Acredite, vale a pena!

      Difícil confiar em alguém. Não só pelo que a pessoa é ou faz, mas acreditar em alguém é um ato de entrega e é ainda mais difícil quando já sofremos de mais, mas desconfia só vai te afastar ainda mais da sua felicidade.
Você confia porque acredita que pode confiar e fazer isso para o ser humano não é nada fácil.
Talvez a grande questão a ser avaliada seja: “como podemos traduzir esta confiança para as pessoas”. Ate porque cada um de nós é também uma pessoa que tem as suas crenças, a sua formação, a sua essência e também as dificuldades para acreditar incondicionalmente em alguém.  
Confiar é isso, uma forma de agir incondicionalmente independente dos paradigmas impostos pela sociedade.
Quando você confia em alguém você sabe que pode contar em todos os momentos.
Isto traz segurança e você se torna muito mais confiante por estar seguro.

No mundo dos negócios, confiar não é fácil, mas não é impossível.

      Assim, existem pessoas que podemos contar. São àquelas em quem acreditamos e sabemos que podemos ter como aliadas. E você sabe onde encontrá-las pois são aquelas  que fazem loucuras por você que elas nem precisavam, mais fazem assim mesmo, ou muitas vezes nem sabem fazer mais estão ali do seu lado quando você chama por elas, essas pessoas vão correndo ao seu encontro, isso mesmo, correndo.
E quando você pergunta: você veio correndo?
Elas falam: - eu não.
Mesmo você sabendo que é mentira porque ela ta todo suada e cansada

O poder da confiança é desfrutado não em quantidade, mas em qualidade.

     
      À medida que há confiança, tudo se torna possível. Mesmo em momentos complicados, mesmo quando há muito a fazer, mesmo quando muitos outros não queiram que as coisas aconteçam; mantenha-se firme e confie!

     Não existe resultado melhor do que você saber que pode confiar em alguém.

Muitas pessoas não têm este privilégio, porque não estão abertas a enxergar quem são os seus verdadeiros aliados ou porque simplesmente não sabem fazer isso.

O primeiro passo é saber quem fala a verdade.

O segundo passo é passar a investir com quem assim o são.

O terceiro passo é trabalhar sempre mantendo este espírito: a verdade é o melhor caminho para confiar.
      Confie em quem traz a verdade a você mesmo que depois de uma mentira principalmente se a própria pessoa admitir, coisa que é muito difícil.
Quantos de nós fomos o último, a saber? E se a própria pessoa que cometeu o erro admite, merece sim sua confiança.

E faça o mesmo para que os outros também confiem em você.
Pois vale lembra só da para confiar se nós mesmos passarmos confiança, porque se não seria fácil.

Existem muitas pessoas que merecem sua confiança, então, não seja injusta com elas.

Boa sorte!

Um comentário:

  1. Nossa fiquei surpreso com esse texto que é bem impactante,
    são palavras que cairam bem a minha fase de vida!! ''Confiar ou desconfiar?''.
    Obrigado vc me ajudou muito

    ResponderExcluir